SECRETARIA@SBMA.ORG.BR

Murilo de Oliveira Villela

A Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial lamenta o falecimento do Dr. Murilo, que ocorreu no dia 20 de Fevereiro de 2020.

O currículo médico do Dr. Murilo é tão longo quanto prestigiante, sendo considerado, tanto no nosso país quanto no estrangeiro, um grande médico e um admirável pioneiro da Medicina Aeroespacial Brasileira.

Será impossível neste curso espaço enumerar todos os prêmios e homenagens, mas deve-se salientar alguns dos grandes feitos realizados pelo Dr. Murilo para Sociedade de Medicina Aeroespacial.

Murilo formou-se médico em 1953 pela renomada Escola Paulista de Medicina e, pela mesma escola, especializou-se Cirurgião Gástrico.

É, também, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Aeroespacial.

Foi vice – presidente da Sociedade Ibero – Americana.

Levou a Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial ao reconhecimento internacional, quando em Oslo ganhou da França a oportunidade de sediar o Congresso Internacional de Medicina Aeroespacial.

Foi presidente desta Sociedade por três vezes, totalizando quase 8 anos.

 Durante sua gestão, realizou diversos Congressos e, em um deles, em 1997, reuniu mais de 300 participantes e renomados conferencistas nacionais e internacionais.

Fundou o Comitê Multidisciplinar de Medicina Aeroespacial, após árduo trabalho com as autoridades médicas brasileiras e foi o primeiro Presidente durantes muitos anos.

Em meio a tantos méritos e contribuições ao Brasil e à ciência, teve como homenagem, em 2007,  a criação da Conferência Magna no Congresso de Medicina Aeroespacial intitulada.

Lembrando as palavras usadas pelo Dr. Murilo, desde a criação desta Sociedade, em seu inesquecível papel de cor de rosa:

A Medicina Aeroespacial deve ser:

  • Informativa
  • Formativa
  • Normativa

Dr. Murilo é uma daquelas pessoas raras que nasce um a cada 100 anos.

Pioneiro, precursor, lutador incansável, amigo e, mesmo em uma posição de líder, com todo seu intelecto e cultura, tratava a todos como parceiros iguais.

Seu trabalho em prol da Medicina Aeroespacial é consolidado e respeitado.

Nós sentiremos muitas saudades, mas você vive e viverá para sempre em todos os encontros científicos, reuniões deliberativas e em nossos corações.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.