A Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial lamenta o falecimento do Dr. Murilo, que ocorreu no dia 20 de Fevereiro de 2020.
O currículo médico do Dr. Murilo é tão longo quanto prestigiante, sendo considerado, tanto no nosso país quanto no estrangeiro, um grande médico e um admirável pioneiro da Medicina Aeroespacial Brasileira.
Será impossível neste curso espaço enumerar todos os prêmios e homenagens, mas deve-se salientar alguns dos grandes feitos realizados pelo Dr. Murilo para Sociedade de Medicina Aeroespacial.
Murilo formou-se médico em 1953 pela renomada Escola Paulista de Medicina e, pela mesma escola, especializou-se Cirurgião Gástrico.
É, também, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Aeroespacial.
Foi vice – presidente da Sociedade Ibero – Americana.
Levou a Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial ao reconhecimento internacional, quando em Oslo ganhou da França a oportunidade de sediar o Congresso Internacional de Medicina Aeroespacial.
Foi presidente desta Sociedade por três vezes, totalizando quase 8 anos.
Durante sua gestão, realizou diversos Congressos e, em um deles, em 1997, reuniu mais de 300 participantes e renomados conferencistas nacionais e internacionais.
Fundou o Comitê Multidisciplinar de Medicina Aeroespacial, após árduo trabalho com as autoridades médicas brasileiras e foi o primeiro Presidente durantes muitos anos.
Em meio a tantos méritos e contribuições ao Brasil e à ciência, teve como homenagem, em 2007, a criação da Conferência Magna no Congresso de Medicina Aeroespacial intitulada.
Lembrando as palavras usadas pelo Dr. Murilo, desde a criação desta Sociedade, em seu inesquecível papel de cor de rosa:
A Medicina Aeroespacial deve ser:
- Informativa
- Formativa
- Normativa
Dr. Murilo é uma daquelas pessoas raras que nasce um a cada 100 anos.
Pioneiro, precursor, lutador incansável, amigo e, mesmo em uma posição de líder, com todo seu intelecto e cultura, tratava a todos como parceiros iguais.
Seu trabalho em prol da Medicina Aeroespacial é consolidado e respeitado.
Nós sentiremos muitas saudades, mas você vive e viverá para sempre em todos os encontros científicos, reuniões deliberativas e em nossos corações.