Prezados Associados.
Ao assumir a Presidência da Sociedade Brasileira de Medicina, tivemos imensos desafios em virtude da pandemia. Realizamos webinars, palestras e cursos de educação continuada sistematicamente em Medicina Aeroespacial (resgate aero médico, transporte aero médico, ciclo de palestras de Covid com suas manifestações e implicações em aeronautas)sempre agregando a estas palestras a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para salvaguardar as normas regulamentares brasileiras com ênfase a segurança de voo. Levamos a discussão sobre fadiga de aeronautas e afecções que impactam diretamente a segurança de voo e transporte de passageiros enfermos em voos comerciais.
Tivemos avanços em relação a Área de Atuação em Medicina aeroespacial que desde 2018 já havia sido chancelada pela Comissão Mista de Especialidade do CFM e avanços em relação a Residência Médica em área de atuação em Medicina Aeroespacial
A Ciência Medica espacial tem no seu contexto um elo importante nas grandes áreas do conhecimento humano como a Engenharia Aeronáutica e o Direto Aeronáutico. A Medicina aeroespacial é uma área que agrega conhecimento!
A Medicina Aeroespacial é um ramo do conhecimento médico fascinante, atualmente falamos em turismo espacial em voo sub-orbital em colonizar Marte, porém isso tudo só foi possível a partir do conhecimento das repercussões das lei físicas no organismo e os limites biológicos humanos (frente as variações de pressão, temperatura, velocidade, aceleração, vibrações ,radiações cósmicas e outras tantas variáveis que interagem com o organismo humano em um meio adverso).
Nossa proposta é ousada no sentido de levar o conhecimento da Medicina Aeroespacial como uma matéria sistemática na graduação médica fortalecendo a formação acadêmica neste ramo do conhecimento médico.
Conclamamos a todos participar da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial tornando-se sócio.
Rozania Soeli dos Santos Sobreira.