A Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA) realizou, nos dias 7 e 8 de novembro, o I Simpósio Brasileiro de Medicina Aeroespacial, com o tema “Interface Medicina Aeroespacial e Especialidades Médicas”.
A sessão de abertura contou com as presenças do Maj Brig Ar Reginaldo Pontirolli (FAB), do Dr. Francisco Cortes Fernandes (ANAMT), do Sr. Mateus Vidal (ANAC) e da anfitriã Dra. Rosirene Gessinger, atual Presidente da SBMA.
Foram dois dias de intensos debates reunindo especialistas civis e militares, que abordaram diferentes dimensões da Medicina Aeroespacial, entre elas:
- Aptidão de voar do passageiro com transtorno do espectro autista;
- Avaliação do passageiro enfermo e os formulários MEDIF e FREMEC;
- Acessibilidade do passageiro com necessidades especiais;
- Transporte aeromédico;
- Emergências médicas a bordo;
- Saúde mental do tripulante;
- Apneia do sono;
- Doenças infectocontagiosas;
- Condutas médicas para a tripulação;
- Medicina espacial e seus novos desafios.
O simpósio foi um sucesso de público e de conteúdo, destacando a importância da integração entre a Medicina Aeroespacial e as diversas especialidades médicas, reforçando o papel do conhecimento médico especializado na segurança e saúde em voo.
SUGESTÃO: E está tudo…na área do associado SBMA, associe-se, apoie e participe! Acesse https://sbma.org.br/associe-se/
A SBMA agradece à Comissão Científica do Simpósio pelo empenho e dedicação exemplares, assim como a todos os palestrantes, participantes e apoiadores que contribuíram para o êxito deste evento.
E seguimos em frente — a SBMA já inicia os preparativos para o próximo Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial, em 2026.
Seguimos juntos, fortalecendo e ampliando os horizontes da Medicina Aeroespacial no Brasil.