Professor de Neurocirurgia – Universidade Nove de Julho
Graduação em Medicina – Unifesp
Residência em Neurocirurgia – Unifesp
Pós-Graduação em Medicina Aeroespacial – Estácio
Os requisitos de saúde para o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de primeira classe no Brasil, emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), são bastante abrangentes e incluem avaliações das seguintes áreas:
- Avaliação clínica: Isso inclui um exame físico completo, bem como a revisão do histórico médico do candidato. Problemas de saúde graves ou crônicos podem desqualificar um candidato.
- Visão: A acuidade visual deve ser de 20/20, com ou sem correção. A avaliação também inclui exames de campo visual, cores e profundidade.
- Audição: O candidato deve passar por um exame de audição que avalie a capacidade de ouvir conversas normais e sons de frequências específicas.
- Sistema cardiovascular: Uma série de testes são realizados para garantir que o sistema cardiovascular do candidato esteja em bom estado de saúde. Isso pode incluir um eletrocardiograma, entre outros exames.
- Sistema neurológico: Os candidatos são avaliados para detectar quaisquer problemas neurológicos potenciais que possam afetar sua capacidade de voar com segurança.
- Exames laboratoriais: Isso pode incluir uma análise de urina, um hemograma completo, testes de função renal e hepática, entre outros.
- Saúde mental: O candidato também será avaliado em termos de saúde mental, pois certas condições psiquiátricas podem afetar a capacidade de voar com segurança.
- Substâncias e medicamentos: Os candidatos serão avaliados quanto ao uso de drogas e medicamentos, pois certas substâncias podem afetar negativamente a capacidade de voar com segurança.
Esses requisitos são apenas um guia geral e podem variar dependendo das circunstâncias individuais.