SECRETARIA@SBMA.ORG.BR

Uma parceria espacial da SBMA com a InnovaSpace

Profa. Dra. Thais Russomano, MSc, PhD

CEO & Fundadora da InnovaSpace

A medicina de aviação estuda a adaptação do ser humano ao ambiente aéreo. Ela abarca o estudo e o cuidado médico de pilotos, copilotos, comissários de bordo, passageiros, trabalhadores de torres de controles e de aeroportos. A medicina espacial, por sua vez, dedica-se ao estudo do ser humano em ambientes extraterrestres, como missões na órbita terrestre, viagens à Lua e, um dia, a Marte. O turismo espacial com voos sub-orbitais e orbitais estão popularizando a exploração do espaço pelo ser humano, através da exposição de passageiros, pilotos e tripulação à microgravidade por períodos curtos, de minutos a poucos dias. Um dia também teremos voos balísticos, que unirão o mundo numa velocidade incrível. Poderemos tomar café da manhã em Nova York, curtir a praia de Copacabana e assistir a um show no Soho londrino. E tudo no mesmo dia! A previsão é de que sejam viáveis voos de 45 minutos de uma ponta a outra do planeta. A estação espacial internacional é um bom exemplo da aplicabilidade da medicina espacial. Estudar a adaptação do ser humano no espaço cósmico é fundamental para que possamos, um dia, quem sabe num futuro próximo, habitar, ou seja, viver, trabalhar, procriar, em outros corpos celestes, como o planeta Marte e a Lua.

Assim, o entendimento dos efeitos da microgravidade sobre o funcionamento do organismo humano é essencial. Se os seres humanos fossem bonecos feitos de massa de modelar, o molde seria a gravidade. É ela que determina, por exemplo, que as pernas tenham mais força do que os braços, pois os membros inferiores são responsáveis pela contraposição à força gravitacional. Quando viajamos em uma nave espacial, o ambiente é igual ao terrestre, em termos de temperatura, umidade, pressão barométrica, concentração de gases, mas há a falta do efeito da força gravitacional terrestre. Isto altera todo o funcionamento orgânico, começando por uma desorientação espacial intensa e com a redistribuição do sangue da parte inferior para a superior do corpo. Todos os órgãos e sistemas são afetados. Em uma a duas semanas, ocorre uma parcial adaptação do organismo ao ambiente espacial. Alguns sistemas, porém, não se adaptam. Os ossos e músculos, por exemplo, seguem sofrendo com a microgravidade. Os ossos perdem cálcio e os músculos atrofiam. A exposição à radiação também é um problema importante e ainda sem solução. A proteção dada pela nave não é igual à dada pela atmosfera da Terra.

Foi com a intenção de colaborar com educação espacial de escolas a universidades, bem como de promover a pesquisa e a inovação na área relativa à exploração do cosmos pelo ser humano, que a InnovaSpace foi estabelecida em 2018, tendo hoje uma sólida parceira com a SBMA em várias frentes e atividades.

A InnovaSpace é, assim, uma empresa Britânica do tipo Think Tank, global e inclusiva, de caráter multicultural e multidisciplinar, que atua nas áreas espacial, aeronáutica e saúde digital. Através de seu trabalho, estabelece colaborações e parcerias com governos, setor empresarial, mundo acadêmico, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e a sociedade como um todo. Suas ações objetivam conduzir atividades inovadoras em ensino e pesquisa, prestar consultorias técnico-científicas e estabelecer uma rede de profissionais, pesquisadores, empreendedores e estudantes, ligados pelo tema comum da presença humana em ambientes extremos, como astronautas em missões orbitais/viagens interplanetárias e aviadores/tripulantes em atividades aeronáuticas.

Alguns links que podem ser úteis para quem tem interesse na área espacial estão no site da InnovaSpace (www.innovaspace.org):

www.innovaspace.org/blog – Blogs com temas variados sobre espaço, aviação, ambientes extremos e saúde digital.

www.innovaspace.org/library.html – Library tem livros, capítulos e artigos, sendo muitos de free download.

www.innovaspace.org/analog-missions.html – Missões análogas em terra e na água, como maneiras de simular missões espaciais.

www.innovaspace.org/societies–organisations.html – Organizações e sociedades espaciais.

A InnovaSpace, em parceria com a SBMA, pretende colaborar com a ciência espacial brasileira, através do estímulo ao estudo, à pesquisa e à inovação nessa área do conhecimento.

Como lema, fica aqui uma frase inspiradora de Kant, que norteia os passos da InnovaSpace: “Há duas coisas que me deslumbram na vida: o céu estrelado sobre minha cabeça e a lei moral dentro de mim”.

Prof. Thais Russomano

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.