SECRETARIA@SBMA.ORG.BR

F.A.Q

1-Como faço para me tornar sócio da SBMA?

Qualquer pessoa que tenha interesse em Medicina Aeroespacial, mesmo não médico pode tornar-se sócio. Basta fazer a inscrição na sua categoria (existem cinco categorias de associados cada uma delas com suas prerrogativas), preencher os dados cadastrais e realizar o pagamento da anuidade.

2-Quais os benefícios em se tornar sócio da SBMA?

Além do certificado de membro da SBMA, os sócios com o pagamento em dia, tem direito a descontos na inscrição do Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial, em cursos que a SBMA apoia, participação de palestras feitas online com direito a certificado, palestras feitas pelo Comitê Científico de Medicina Aeroespacial da APM e acesso a conteúdo exclusivo na área do associado de aulas e palestras já realizadas e gravadas.

3- Existe curso de pós-graduação/especialização em Medicina Aeroespacial? Quais os reconhecidos pelo MEC?

Tem algumas instituições de ensino com pós-graduação em Medicina Aeroespacial, mas por enquanto, apenas algumas são reconhecidas pelo MEC: Orientamos procurar instituições chanceladas pelo MEC.  https://emec.mec.gov.br/

A Medicina Aeroespacial dedica-se ao estudo, cuidado e capacitação de médicos para garantir a saúde, segurança e desempenho das pessoas em viagens aéreas, espaciais ou em ambientes extremos.

Os desafios apresentados pelos ambientes do espaço e da aviação são significativos e variam desde a microgravidade até a exposição à radiação, forças G, lesões causadas por ejeção de emergência e condições hipóxicas. Esses desafios afetam aqueles que se aventuram na exploração desses ambientes. A área de estudo abrange desde os microambientes do espaço até as atividades submarinas sob aumento de pressão.

O curso de pós-graduação em Medicina Aeroespacial proporciona aos médicos uma ampla gama de atuações e é projetado para fornecer instruções teóricas e práticas abrangentes em fisiologia avançada de aviação e espaço, psiquiatria, medicina clínica e operacional da aviação, treinamento prático e teórico em Emergência Médica a Bordo em ambiente simulado, além da aplicação da medicina à aviação militar, considerando aspectos como aceleração, desorientação e o papel do médico como médico de esquadrão.

As oportunidades de carreira são diversas e muitos especialistas em treinamento são contratados especificamente para funções aeroespaciais e recebem patrocínio para realizar esses cursos.

As inscrições serão abertas em breve.
Preencha o formulário no link abaixo para receber informações sobre o curso:

MEDICINA AEROESPACIAL

4-Tem residência Médica em Medicina Aeroespacial no Brasil?

No momento ainda não. A residência médica em Area de Atuação em Medicina Aeroespacial foi aprovada pelo MEC conforme Diário da União de 4 de janeiro de 2021/Resolução CNRM nº10 de 30 de dezembro de 2020. https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1106968713/dou-secao-1-04-01-2021-pg-49

5-Como faço para obter o título de especialista em Medicina Aeroespacial?

A Medicina Aeroespacial é uma área do conhecimento médico que agrega muitos conhecimentos específicos, porém está no contexto de Area de Atuação em Medicina Aeroespacial.

6- Como faço para obter o título de área de atuação em Medicina Aeroespacial?

Em dezembro de 2020 a AMB aprovou a realização do exame de proficiência para obtenção do certificado em área de atuação em Medicina Aeroespacial, apenas para os médicos com formação em 6 especialidades:  clínica médica, medicina de emergência, medicina intensiva, cirurgia geral, anestesiologia e pediatria.

Em março 2021, as Sociedades Médicas das especialidades acima, juntamente com a SBMA e a AMB, abriram a inscrição para a realização do exame de suficiência para obtenção do certificado em área de atuação em Medicina Aeroespacial. (edital na página as SBMA e da AMB).

Estamos em tratativa com as demais especialidades médicas, para que aceitem a medicina aeroespacial como área de atuação e aguardando aprovação final pela Comissão Mista da Especialidades do CFM para liberação de algumas especialidades médicas que já aprovadas pela AMB

7- Onde posso fazer consulta bibliográfica sobre medicina aeroespacial?

Veja a sugestão de links para consultas na página inicial.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.